top of page

Expatriação: Garantia de Sucesso


Expatriação

A expatriação profissional torna-se uma prática cada vez mais comum no quotidiano globalizado das grandes empresas. No entanto, o preenchimento de todos os requisitos profissionais imprescindíveis no processo de seleção do executivo expatriado não garante o total sucesso da missão se este não tiver a capacidade para reconhecer e entender as diferenças culturais, background cultural.


Precisa-se de um ajuste cultural.


O grande desafio para as empresas é criar uma cultura global, em que seus expatriados mesmo localizados em diferentes partes do mundo possam sentir acolhidos. A adequação e adaptação de um expatriado a um novo contexto cultural, a um novo processo de aprendizagem e desenvolvimento de novas competências interculturais para poder conviver e trabalhar confortavelmente no novo espaço pode fazer toda a diferença.


Há outros pontos de vulnerabilidades no processo de expatriação, dentre eles merece destaque o processo de adaptação cultural da família do profissional, particularmente o de seu cônjuge. Muitas empresas globais, contudo, simplificam o tratamento dado à expatriação, restringindo esta a um compromisso apenas para com o seu profissional; não raro, elas negligenciam o fato de que esse profissional tem uma família que foi fortemente afetada por essa decisão e que, portanto, elas são em parte responsáveis por isso. A adaptação cultural é aqui entendida como a construção de um novo quotidiano e os ajustes feitos para reduzir as inseguranças e o mal-estar derivados do desconhecimento e da ignorância culturais, bem como a aceitação relativamente confortável do que é diferente naquelas novas circunstâncias e naquele código cultural.

As empresas que contratam os nossos serviços para a adaptação cultural e linguística de seu funcionário em processo de expatriação (settlement), previnem perda do investimento feito no traslado do empregado e família por falta de adaptação local. A transferência de um profissional, sua família e filhos para outra subsidiária da empresa, localizada em outra cultura, é um processo emocionalmente complexo de mudança, que exigirá do executivo expatriado e sua família, a disponibilidade de entrar em contato com novos valores, mitos, tabus, crenças, hábitos e costumes, novas formas de viver, de se expressar, de pensar e de se comportar. Há uma necessidade de adequação e adaptação a um novo contexto cultural, a um novo processo de aprendizagem e desenvolvimento de novas competências interculturais para poder conviver e trabalhar confortavelmente no novo espaço.


Com o funcionário e sua família bem instalados e com apoio adequado para superar o choque cultural e as diferenças linguísticas do novo ambiente, ele poderá se dedicar plenamente às suas responsabilidades laborais.

Expatriate working

Desde 1997, oferecemos suporte para resolver problemas resultantes do processo de adaptação, considerando as diferenças culturais. Nossos serviços de treinamento linguístico e cultural em Língua Portuguesa são direcionados para empresas dispostas a investir no seu funcionário, prevenindo desgastes e, até mesmo, futuras perdas.


Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossos serviços.


Conteúdo protegido por direitos autorais. Proibida a reprodução total ou parcial sem autorização expressa dos autores.

Copyright © 2016 Juliana de L Amorim




bottom of page